Conselhos na hora de viajar


1 – Não troque dinheiro com carregadores, agenciadores ou desconhecidos que o abordarem em aeroportos e estações rodoviárias ou ferroviárias. Procure casas de câmbio ou Bancos autorizados.

2 – Utilize somente os serviços de táxi cujos motoristas tenham identificação pessoal à vista. Não use táxi que esteja fora do ponto oficial.

3 – Não abra a porta de seu apartamento sem identificar com segurança o visitante. Mantenha-a permanentemente trancada.

4 – Guarde todos seus valores no cofre forte do hotel, inclusive passaporte e passagens de volta.

5 – Evite ostentar jóias caras e nem exiba grandes quantidades de dinheiro.

6 – Não atenda funcionários do hotel que queiram oferecer serviços não solicitados. Comunique à Gerência.

7 – Evite carregar consigo passaporte e cheques de viagem. Em caso de extravio, furto ou roubo comunique imediatamente a Polícia local.

8 – Não ande sozinho em becos, vielas e locais desertos; Acautele-se contra pessoas desconhecidas que o abordarem em casas de diversão.

9 – Em restaurantes abertos não pendure bolsas, máquinas fotográficas ou câmeras de vídeo nas cadeiras e nem as coloque no chão.

10 – Não revele seus dados pessoais a pessoas desconhecidas ainda que sejam eventuais companheiras de viagem.

11 – Quando usar cartão de crédito, não o perca de vista. Exija que seja utilizado na sua presença e confira com segurança o comprovante do vendedor.

12 – Durante os traslados, vigie de perto e ininterruptamente sua bagagem. Use etiquetas grandes e/ou coloridas que permitam a fácil identificação de suas malas nas esteiras ou balcões de entrega.